‘Temos que ter equalização de tarifas’, diz Trump sobre etanol dos EUA no Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu em coletiva de imprensa na Casa Branca na noite de segunda-feira (10) que poderá tomar medidas tarifárias em relação ao Brasil por conta do etanol norte-americano.

Questionado sobre a pressão que estaria fazendo para que o Brasil elimine tarifas sobre a importação do produto dos EUA, Trump afirmou que “em algum momento” esse assunto será discutido. “Nós não queremos pessoas nos tarifando”.

Há pouco menos de um ano, o Brasil elevou de 600 milhões para 750 de litros a cota de etanol importado sem tarifa. Acima desse volume, o imposto de importação é de 20%.

Agora, os americanos pedem ao governo brasileiro a extinção da cota e a tarifa zero para a venda do produto.

“Eu acho que, no que concerne o Brasil, se eles fizerem tarifas, nós temos que ter uma equalização de tarifas”, disse o presidente dos EUA.

“Vamos estar apresentando algo que tenha a ver com tarifas, e com justiça. Porque temos, muitos países, por muitos anos, têm nos cobrado tarifas para fazer negócios, e nós não cobramos deles. E isso se chama reciprocidade, se chama tarifas recíprocas, e talvez você veja algo sobre isso muito em breve”, afirmou.

%d blogueiros gostam disto: