China suspende importação de frango de frigoríficos do RS

A China suspendeu a importação de frango de dois frigoríficos do Rio Grande do Sul, da JBS, de Passo Fundo no Norte do estado, e da Minuano, de Lajeado, no Vale do Taquari. O país asiático foi o primeiro a registrar casos de contaminação pelo coronavírus.

Embora não existam evidências de que os alimentos transmitam o vírus, foram suspensos os pedidos de empresas que tenham casos confirmados da Covid-19 entre os funcionários. Também foram suspensas as importações de dois frigoríficos no Mato Grosso.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a China não apresentou formalmente os motivos das suspensões (leia nota completa abaixo).

O Tribunal Regional do Trabalho pediu duas vezes a interdição do frigorífico de Passo Fundo, sendo a última na quinta-feira (25). Conforme o Ministério Público do Trabalho, 287 funcionários do local testaram positivo para doença.

O frigorífico Minuano, de Lajeado, também foi interditado. O pedido do Ministério Público foi atendido pela Justiça em maio.

Com objetivo de reverter a suspensão, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que fez uma proposta ao Ministério da Agricultura. As embalagens e produtos passariam por testes assim que chegassem na China para descartar a presença do vírus. Pedido deve ser avaliado ainda nesta terça (30).

Fonte/G1

%d blogueiros gostam disto: