Cativeiro de aves silvestres é descoberto no Litoral Norte gaúcho

O CABM (Comando Ambiental da Brigada Militar) divulgou o resultado de uma operação de fiscalização realizada na terça-feira (23) em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Estado. Houve a descoberta de uma criação ilegal de 29 pássaros da fauna nativa, sendo 19 aves sem anilhas e outras 10 com anilhas.

Entre as espécies encontradas no cativeiro clandestino estavam canário da terra, azulão, trinca ferro e coleiro. Os animais e gaiolas, entre outros apetrechos, foram recolhidos pelos policiais militares. Nenhum estava no cadastro da lista de passeriformes silvestres do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O responsável foi notificado e autuado pelo crime ambiental. A ação mobilizou o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar junto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Em Canela, na localidade Ulisses de Abreu, zona rural do municipal, o efetivo do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar realizavam verificação de denúncia de pesca ilegal no lago da Floresta Nacional de Canela.

Em uma propriedade lindeira, os policiais militares constataram a edificação de um galpão em madeira e outro em fase inicial em alvenaria, ambos instalados na faixa de preservação permanente do lago do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), sem aprovação do órgão ambiental competente.

Fonte/Portal O Sul

%d blogueiros gostam disto: