Animais do zoológico de SP passam por check-ups durante a pandemia

O zoológico de São Paulo está fechado desde o começo da quarentena e não tem prazo para reabrir. Sem a movimentação dos visitantes, os animais passaram por um check-up completo.

O parque tem 2.200 animais, que passam por uma avaliação preventiva, exames anuais ou a cada dois anos, dependendo da espécie e da necessidade.

A veterinária Claudia Rossi Ontivero, especialista no atendimento de animais selvagens e em odontologia veterinária, conta com a ajuda de uma equipe de biólogos, que treinaram os animais por meio de comandos, de modo que ela possa examiná-los.

A chimpanzé Cuca, por exemplo, tem 17 anos e é a mais travessa do grupo. A doutora Claudia contou que o animal estava quieto e não queria comer.

“Através do condicionamento conseguimos que ela abrisse a boca e vi um dente quebrado, um canino. Ela passou por tratamento de canal, e voltou a comer normalmente, sem sintoma de dor”, contou a médica.

A jabuti Colina estava mancando e um raio-x apontou para uma artrite na pata. Ela já está melhor após o tratamento e recebeu alta.

Já o orangotango do parque é um idoso 35 anos, que tem tendência à constipação, apesar da dieta baseada em folhas. Em sua alimentação foi incrementado azeite, e suco de ameixa com verduras.

Fonte/G1

%d blogueiros gostam disto: